domingo, 8 de abril de 2018

Grécia I - Férias no continente, Atenas e região

Destino das últimas férias: Grécia!

Resolvemos comprar as passagens e reservar com antecedência apenas a hospedagem para as três primeiras noites em Atenas. O restante da viagem decidiríamos por lá mesmo mas já combinamos previamente que desta vez ficaríamos apenas no continente. Foi super!

Saímos do aeroporto de Düsseldorf, como de costume e voamos pela Swiss via Zürich. Vôos tranquilos, dentro do horário, lotados mas confortáveis (não somos muito exigentes). No nosso destino nessa época do ano ainda não é dita alta temporada, os preços são bem camaradas e o melhor, as cidades e os lugares de visitação ainda não estão atrolhados de gente. A gente ama isso! 😊

Os primeiros três dias ficamos em Atenas e região (parte I). De lá decidimos por visitar Meteora, na região de Kastraki e Kalambaka, onde pretendíamos ficar dois dias, mas como o transporte para Delfo ou Larissa por exmeplo é pouco frequente e demorado, optamos por estender a estadia em Meteora (o que foi demais e pretendo contar em breve em um outro Post só sobre o lugar). Um dia antes de voar de volta pra casa voltamos para Atenas (parte II) para um último passeio rápido e ter tempo suficiente para o deslocamento até o aeroporto.

Em Atenas visitamos os pontos turísticos mais famosos e que não podiam faltaar como a Acrópole com seus imponentes Parthenon e Teatro de Dionísio e outras ruínas, Ágora Antiga, Ágora Romana, Prisão de Sócrates, o Estáio Pantenaico de atletismo (Calimármaro) e vimos de perto as ruínas do Templo de Zeus Olímpico ou Olimpeu e o Portão de Adriano. No último dia visitamos também a região do porto, Piraeus, de onde partem os Ferrys para as ilhas. Além disso, aproveitamos para passear pela cidade durante o dia e a noite também, vale o passeio.

Muros da Acrópole

Odeão de Herodes Ático, antigo teatro ao sul da Acrópole e que ainda hoje é utilizado para shows e eventos. A estrutura original e intacta era coberta e data de cerca de 174.

Parthenon

Templo de Hefesto - Ágora Antiga

Templo de Zeus Olímpico

Portão de Adriano

Ágora Romana - participação especial da Lua!

Estádio Panatenaico, um dos estádios mais antigos do mundo, contruído em 566 a.C originalmente com assentos de madeira, sendo completamente reconstruído em mármore no ano de 329 a.C. Foi palco dos primeiros Jogos Olímpicos Internacionais em 1896.

Estádio Pantatenaico - Calimármaro ("beleza em mármore" em grego)

Atenas tem muito pra oferecer e inúmeros lugares legais pra ver e curtir, de  cafés e bons restaurantes a lugares lindos ao ar livre para um agradável passeio. Percorremos a Praça Sintagma, próxima ao Parlamento Helénico (poder legislativo grego), o Jardim Nacional, Mercado Central e Mercado das Pulgas de Atenas e as inúmeras ruelas dos bairros Monastiraki/Psyri e Plaka, região central onde ficam a maioria dos estabelecimentos gastronônicos e comerciais. O centro da cidade mesmo lembra muito o centro de São Paulo, cheio de prédios vazios e pichados, de uma aparência um tanto suja e com muita gente nas ruas dormindo e pedindo. Tem também um "agradável" perfume de xixi, característico dos lugares onde muita gente dorme nas ruas... 😔 Maaaas tem também os lugares bem escondidos cheios de lojinhas de badulaques, onde se acha DE TUDO, acredite! Nós optamos por caminhar bastante porque os lugares interessantes de visita são relativamente próximos. Mas se quiser é muito fácil andar de metrô pela cidade toda. Só o transporte até o aeroporto custa mais caro (€10) e é preciso se planejar bem para chegar lá com tempo, porque a viagem demora em torno de 40 minutos a uma hora, saindo do centro.

Nos restaurantes come-se bem e os pratos oferecidos geralmente são os mesmos em todos os  restaurantes, com algumas variações. Sempre que se chega é oferecido água, em jarra ou em garrafa e uma cesta de pães que pode vir acompanhado de manteiga ou alguma pasta de azeitonas (aliás, oliveiras em Atenas se vê por tudo). Dos pratos locais eu provei apenas Moussaka ou Mousaka, uam espécie de lasanha de abobrinha e berinjela, com molho bechamel e carne moída, com queijo. Bem gostoso! Além disso na Grécia come-se muita carne, seja porco, galinha ou gado, é tudo servido em espetinhos (Souvlaki), dentro do Pita (um pão de trigo tipo envelope semelhante ao pão de Kebab dos turcos) ou grelhados em pratos mistos e BEM servidos.

Os pontos de visitação cobram entrada, naturalmente e os preços no período estavam entre €5 e €10. É tranquilo pagar com cartão também. Aqui é importante ficar ligado no horário de funcionamento do locais, seja ao ar livre ou museus, pois nem sempre contempla o dia inteiro. O templo de Zeus Olímpico por exemplo fecha as 14h, por isso não conseguimos entrar no sítio arqueológico, somente ver pelas grades que o cercam.

Atenas

Gatos e cachorros estão por toda parte em Atenas. Em geral parecem saudáveis, mas são animais de rua. Os cachorros inclusive utilizam coleiras, que indicam que eles já passaram pelo processo de castração por meio de um projeto iniciado pelo governo grego um pouco antes dos Jogos Olímpicos na cidade, em 2004.

Atenas - bairro Plaka

Atenas - bairro Plaka, ao fundo o Portão de Adriano

Depois de percorrer os lugares mais badalados, no terceiro dia pegamos um ônibus de Atenas até Sounio, que fica bem no sul há aproximadamente duas horas da capital. A passagem de ida e volta custa €12,50 por pessoa e compra direto no ônibus. Em Sounio ficam as ruínas do Templo de Poseidon, construído em 440 a.C. Um NEGÓCIO de lugar... Valeu cada segundo da visita e o vento surreal de mais de 40Km/h que aguentamos lá em cima. A visita durou umas 4 horas, contando com o tempo de almoço, as caminhadas morro acima e  morro abaixo e com os intervalos pra aproveitar a paisagem linda lá em cima e na beira do mar.

Vista lá de cima, onde fica o templo. Tinha tanto vento que pra caminhar era preciso concentração e firmeza, senão o vento desviava meu pé... Heheheh!

Ruínas do Templo de Poseidon - Sounio

Templo de Poseidon e vista do mar em Sounio

A hospedagem em Atenas parte I foi no Bedbox Hostel. Um lugar tranquilo, amigável e em fase de organização ainda, pois tudo parece bem "fresco". Na parte II passamos a noite no Best Western Museum Hotel, também bem agradável.

E este foi o primeiro relato das férias na Grécia. Como comentei, em breve vem o segundo Post só sobre Meteora, também na Grécia. Espero que tenham gostado de viajar conosco!